Professor Adilson Aguiar realiza visita técnica à Fazenda Canoas, referência nacional na genética do Gir Leiteiro

No dia 26 de setembro de 2025, o professor Adilson Aguiar esteve na Fazenda Canoas, localizada no município de Luz (MG), para mais uma visita técnica de acompanhamento do projeto de pecuária leiteira desenvolvido pela família Fiuza, referência nacional na seleção genética da raça Gir Leiteiro e produção de animais ½ sangue Girolando. O trabalho na Fazenda Canoas é conduzido desde a década de 1970 por Geraldo Pinto Fiuza (in memoriam), sua esposa Dona Amélia Lino Araújo, e dois de seus filhos: a médica veterinária Tânia Fiuza e o engenheiro agrônomo Márcio Fiuza. Desde 2017, a propriedade integra um programa de exportação de animais da raça Girolando, coordenado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, com venda de genética para diversas regiões do país e para o exterior. Atualmente, a Fazenda Canoas mantém um rebanho com: A propriedade utiliza todas as tecnologias de reprodução disponíveis atualmente, com foco na expansão do rebanho com animais de alto mérito genético. Também realiza a renovação anual de 30 a 45 hectares de pastagem, com consórcio pastagem/sorgo para produção de silagem, seguida da perenização da área com pasto. O professor Adilson Aguiar acompanha tecnicamente o projeto desde o início de 2014, realizando duas visitas técnicas de trabalho por ano. Sua orientação técnica inclui: “A Fazenda Canoas é um exemplo de gestão técnica e visão de longo prazo. A dedicação da família Fiuza à seleção genética e à intensificação da pecuária leiteira tem gerado resultados expressivos e sustentáveis ao longo do tempo. O mais interessante é que todos os membros da família residem na fazenda, o que é raro no Brasil, mas comum em países desenvolvidos como EUA, Canadá, Nova Zelândia e Austrália”, destaca o professor Adilson Aguiar.
Professor Adilson Aguiar acompanha planejamento da safra 2025/2026 na Fazenda Centenária

No dia 25 de setembro de 2025, o professor Adilson Aguiar realizou mais um trabalho técnico presencial à Fazenda Centenária, localizada no município de Cedro do Abaeté (MG). A propriedade pertence à família de Luís Augusto Dumont, gestor do projeto, e é referência em pecuária de corte intensiva, com ciclo completo da raça Nelore — cria, recria e engorda. A Fazenda Centenária tem se destacado pela adoção ampla de tecnologias que promovem a intensificação da produção pecuária. Entre as práticas implementadas estão: O professor Adilson acompanha o projeto desde junho de 2007, com duas visitas técnicas por ano. Seu trabalho de consultoria envolve a escolha de espécies forrageiras, o estabelecimento e manejo de pastagens, o dimensionamento da infraestrutura de piquetes e cercas, além do manejo do pastoreio, controle fitossanitário e a nutrição do rebanho por meio de suplementações adequadas. Neste último trabalho presencial, o foco foi o planejamento estratégico da safra 2025/2026, com ênfase na manutenção da alta produtividade do sistema e nos ajustes necessários para otimização dos recursos da fazenda. “A evolução da Fazenda Centenária ao longo desses 18 anos é fruto do compromisso técnico e da visão de longo prazo da família Dumont. A adoção de tecnologias, quando aliada ao planejamento estratégico e à gestão eficiente, transforma a pecuária em uma atividade altamente produtiva e rentável”, afirma o professor Adilson Aguiar.
Professor Adilson Aguiar palestra no Encontro de Intensificação de Pastagens 2025

No dia 24 de setembro de 2025, o professor Adilson Aguiar participou como palestrante do Encontro de Intensificação de Pastagens (EIP 2025), promovido pela Scot Consultoria. O evento, realizado no Centro de Eventos do Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto (SP), reuniu 625 participantes de 162 municípios, abrangendo 16 estados e o Distrito Federal. Com o tema central “O Lucro Sumiu”, o encontro discutiu estratégias de gestão e rentabilidade na pecuária. O professor Adilson contribuiu com a palestra “Perícia do lucro: um olhar de investidor sob sua operação”, trazendo reflexões práticas e estratégicas para o público. Sua apresentação teve duração de 25 minutos e integrou um painel com quatro especialistas. Ao final, o professor respondeu a perguntas direcionadas a ele durante a sessão de dúvidas, destacando sua visão técnica e aprofundada sobre os desafios financeiros na atividade pecuária.