O professor Adilson Aguiar realizou entre os dias 25 e 28 de março de 2025, o quarto trabalho técnico às Fazendas Grota Vermelha, Roma e Santa Tereza, localizadas no município de Palestina do Pará. A visita técnica integrou a terceira etapa do programa de consultoria oferecido pelo professor aos seus clientes por meio da CONSUPEC: a etapa de acompanhamento.
“Na Fazenda Roma as pastagens são moduladas para o manejo do pastoreio por meio dos métodos de lotação alternada (2 piquetes por lote de animais) e lotação rotativa (3 a 4 piquetes por lote de animais), piquetes com áreas entre 6 a 20 ha, com remangas contendo cochos e aguada”, explica Aguiar.
As pastagens apresentam estandes bem estabelecidos, manejo de pastoreio muito próximo do ideal e baixo nível de infestação de plantas daninhas. Os animais têm excelente padrão zootécnico, com lotes bem apartados (diferença média de 20 kg), são pesados frequentemente e há gestão ativa dos indicadores técnicos e econômicos.
A suplementação é ajustada conforme o peso vivo:
- Animais abaixo de 450 kg recebem suplemento proteico/energético ao nível de 0,25% do peso corporal
- Animais acima de 450 kg recebem acima de 0,5% do peso
- Os resultados da safra 2022/2023 demonstram os primeiros avanços:
- Taxa de lotação média: 1,87 cabeça/ha
- Ganho médio diário (GMD): 0,42 kg/cab/dia
- Produtividade das pastagens: 9,56 arrobas/ha/ano
- As metas para a safra 2024/2025 são:
- 1,98 cabeça/ha
- GMD de 0,65 kg/cab/dia
- Produtividade de 16,6 arrobas/ha/ano
Na terceira visita, em março de 2025, o projeto evoluiu com a aquisição da Fazenda Grota Vermelha, com 375 hectares, onde está sendo construído um confinamento com capacidade para 3.000 animais estáticos, com curral antiestresse e demais estruturas. Estão planejados 2,5 giros por ano, totalizando 7.500 animais terminados. As pastagens estabelecidas com capim Braquiarão serão moduladas para permitir produção intensiva.
O principal objetivo da consultoria é orientar a intensificação da produção por meio da correção e adubação dos solos. Além disso, o professor Adilson também orienta na escolha de cultivares forrageiras, no estabelecimento de novas pastagens, construção de módulos de pastoreio, manejo e controle de pragas e plantas daninhas, e planejamento alimentar estratégico.
“Nesta última visita foi dada ênfase à ensilagem de capim Mombaça, às adubações de reposição após a ensilagem, à compra de sementes para o estabelecimento de pastagens na safra 2025/2026, ao manejo do primeiro pastoreio em áreas implantadas na safra 2024/2025, ao manejo nas pastagens já estabelecidas e à avaliação dos resultados parciais da safra 2024/2025”, completa Adilson.
Histórico do Professor Adilson Aguiar com o Grupo
O trabalho teve início entre os dias 06 e 09 de junho de 2023, com a execução das duas primeiras fases da consultoria: inventário de recursos (clima, solos, pastagens, infraestrutura, rebanho, objetivos e metas, indicadores técnicos e econômicos) e diagnóstico técnico, que avaliou a situação atual e o potencial produtivo do projeto.
Na época do diagnóstico, a atividade de produção de carne era conduzida exclusivamente na Fazenda Roma, com recria e engorda de bovinos em pastagens. A área útil totalizava 2.460 hectares, com pastagens cultivadas com capins Panicum sp (cultivares Massai, Mombaça e Zuri) e Brachiaria sp (cultivares Marandu e Xaraés).
Durante a segunda visita, realizada entre 19 e 22 de setembro de 2023, já na fase de acompanhamento, o projeto expandiu-se com a aquisição de uma área adicional de 95 hectares, destinada à produção de silagem com capim Zuri, voltada à recria e terminação de bovinos em confinamento. Nessa nova área foi construída uma fábrica de rações, com capacidade para produzir suplementos proteico, proteico/energético e concentrado.
O trabalho desenvolvido segue consolidando um modelo técnico sustentável e intensivo, com base em dados concretos, planejamento estratégico e acompanhamento contínuo.



